terça-feira, 30 de junho de 2009

Crie tiras de HQs on-line na internet


Agora você pode criar suas historinhas em quadrinhos pela internet, sem ter que desenhar... é muito simples, clique no link abaixo e solte sua imaginação .

Não se esqueça de nos enviar por e-mail ou twitter sua história; queremos vê-la.




segunda-feira, 29 de junho de 2009

Concurso símbolo xadrez movimento DRE CS


A Diretoria Regional de Educação de Capela do Socorro, lança o concurso de logotipo de Xadrez Movimento Educativo da Capela do Socorro.

O símbolo ao lado é o logotipo municipal e a proposta é criar um símbolo para nossa região.

Os desenhos deverão ser entregues até o dia 10/07/2009 para os profesores de arte ou informática para serem enviados para julgamento.

Os premiados irão receber em cerimônia simples, jogos de xadrez.

Solte sua imaginação e criatividade. Participe deste concurso! Imagine ter seu desenho publicado e todos os seus colegas saberem que foi você quem fez..

sexta-feira, 26 de junho de 2009

MARAVILHAS DA NOSSA TERRA

25 de janeiro de 1554, por ordem do padre Manoel da Nóbrega, superior da Companhia de Jesus no Brasil, um grupo de 12 jesuítas (entre os quais o padre José de Anchieta) ergueu um barracão no alto de uma colina entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí...
Ali, num local estratégico dos campos de Piratininga, pretendiam converter ao cristianismo os índios que habitavam a região. Estava fundado o Colégio de São Paulo que originou a cidade de mesmo nome - hoje a maior metrópole da América do Sul.
Aos poucos, ao redor do colégio, formou-se um povoado de índios cristianizados, elevado à categoria de vila em 1557. A região tornou-se uma espécie de ponto de partida para os portugueses que - depois de subir a serra do Mar, vindos das vilas de São Vicente ou de Santos - pretendiam desbravar o sertão brasileiro em busca de ouro e de pedras preciosas. Quem procura acha e, de fato, as expedições partidas de São Paulo - as Bandeiras - acabaram encontrando ouro na região que ficou conhecida como Minas Gerais, mas só no século 18.
São Paulo ganhou a condição de cidade em 1711, mas, a partir daí, estagnou-se, enquanto se desenvolviam as cidades mineiras de Vila Rica, Sabará e São João Del Rey. Somente no século 19, mais precisamente em 1828, quando foi inaugurada a Faculdade de Direito, a cidade voltou a adquirir importância nacional, processo que iria se acelerar no final do mesmo século e no começo do seguinte, com o desenvolvimento da cultura do café e da industrialização, respectivamente.
Quanto ao velho Colégio, continua em pé até hoje. Certamente, não é a antiga palhoça erguida por Anchieta e seus companheiros, embora uma parede de taipa da época tenha resistido ao tempo e lá esteja, exposta à visitação pois o prédio transformou-se num museu. Atualmente, o local se chama Praça do Pátio do Colégio e merece ser conhecido por todos os brasileiros, havendo possibilidade. O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é constituído pela frase em latim "Non ducor, duco", cujo significado em português é "Não sou conduzido, conduzo".
Sua região metropolitana possui 19.223.897 habitantes, o que a torna a sexta maior aglomeração urbana do mundo.
Convidamos você para descobrir a história , os costumes, as artes e o patrimônio cultural de São Paulo. Ao navegar pelo site www.violatropeira.com.br você conhecerá mais um pouco da trajetória dos bandeirantes, tropeiros.
ALGUMAS PRECIOSIDADES DA NOSSA TERRA






Virado à paulista

Ingredientes:


1 kg de feijão mulatinho selecionado e lavado
3 folhas grandes de louro
6 dentes de alho socado
2 cebolas bem picadas
1 ramo de cebolinha verde
1 kg de toucinho defumado picado sem o couro
Farinha de milho (amarela ou branca)
1 colher de sopa de sal
Modo de fazer:
Cozinhe o feijão em 3 litros de água com 1 colher(sopa) de sal, o louro e o couro do tocinho, até que os grãos estejam macios, porém, inteiros.Pique o toucinho e frite-o até obter torresmos bem sequinhos e reserve. Doure o alho na gordura dos torresmos junto com as cebolas picadinhas. Misture este refogado com os grãos de feijão (apenas os grãos). Acrescente a cebolinha picada e 3 xícaras com o caldo do feijão. Abaixe o fogo e vá adicionando a farinha de milho, mexendo sem parar com uma colher de pau até obter um virado bem úmido.Sirva bem quente com os torresmos por cima e com o acompanhamento de arroz branco, couve picada e refogada e ovo frito.
Bom apetite!


segunda-feira, 22 de junho de 2009

DATAS COMEMORATIVAS

21/06 Dia da Mídia


"Acima de todas as liberdades, dê-me a de saber, de me expressar, de debater com autonomia, de acordo com minha consciência. (John Milton)



23/06 Dia do Desporto

"Pratiquem esporte, mesmo que não competitivamente, pois é saudável e você faz boas amizades, que duram para o resto da vida. "( Fernando Scherer )




24/06 Dia de São João



"Estrelinha vou te fazer um pedido: quero um céu bem colorido nesta noite de São João
Ilumina a minha festa, minha fogueira, para aquecer meu coração..."

(Autor desconhecido)



24/06 Dia Mundial dos Discos Voadores

Apesar de estarem presentes desde os tempos remotos da humanidade, os OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) tornaram-se mais conhecidos de 50 anos para cá. Segundo estatísticas dos ufólogos, que são as pessoas que pesquisam o fenômeno, um OVNI é visto a cada dois minutos em média em alguma parte da Terra.

29/06 Dia da Telefonista
"Oh! Telefonista, se a distância já morre

Independência ou morte.


Descanse em berço forte


A paz na terra, amém..."


Trecho extraído da música "Feira Moderna" de Lô Borges, Beto Guedes e Fernando Brant.




29/06 Dia de São Paulo e São Pedro








"As palavras, inclusive as mais sublimes, não serão acolhidas se forem somente palavras e não vida. A exemplo de Jesus, que deu a vida por todos em coerência com a sua pregação e doutrina, Pedro e Paulo culminarão o testemunho de vida cristã morrendo pela fé em que creram, que pregaram e que confessaram por toda a região mediterrânea."


Fonte: Catholic.net

02/07 Dia do Hospital
Os primeiros hospitais surgiram a partir das duas grandes instituições operantes no Brasil: a Igreja – por meio das Santas Casas – e o exército, principal representante do Estado português. Já em 1727 começava a funcionar o primeiro serviço hospitalar militar do Rio de Janeiro, no Morro de São Bento, que daria origem ao Hospital Real Militar.No caso dos hospitais ligados à Igreja, quase sempre nasciam como instituições destinadas a apoiar uma ampla variedade de excluídos: órfãos, mães solteiras, velhos, pobres e, claro, doentes.Esse caráter polivalente aparecia também nos primeiros hospitais vinculados a comunidades estrangeiras, com destaque para as Beneficências Portuguesas. Eram, em geral, entidades criadas pelas famílias mais ricas de imigrantes, como centros de apoio – financeiro, social e médico – aos patrícios recém-chegados. O Real Hospital Português de Beneficência do Recife (PE) nasceu em 1855. Dois anos depois era criado o Hospital Português de Salvador (BA). Em 1859 surgiram, quase ao mesmo tempo, a Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro e a Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência, em São Paulo.Os imigrantesA criação de hospitais associados a comunidades estrangeiras foi mais forte em São Paulo, região que estimulou a vinda de centenas de milhares de imigrantes europeus e japoneses, em substituição ao braço escravo. O mesmo ocorreu no Sul do país, cenário de sólida colonização estrangeira, principalmente italiana e alemã.Na virada do século XX, a população brasileira alcançava 17,4 milhões de habitantes. Em São Paulo, a Hospedaria dos Imigrantes, centro de triagem que chegou a alojar até nove mil pessoas de cada vez, contava com apenas um médico. Isso levou os oriundi em melhores condições a fundar, em 1904, o Hospital Umberto I. O Hospital Alemão da capital paulista foi inaugurado em 1923, um ano antes do Hospital Santa Cruz, mantido pela coletividade japonesa. Porto Alegre ganharia seu Hospital Alemão em 1927. Bem mais adiante viriam os Hospitais Sírio-Libanês (1965) e Israelita Albert Einstein (1971), de São Paulo.

fonte: revista pangea



02/07 Dia do Bombeiro

Em 2 de julho de 1856, o Imperador D.Pedro II, assinava o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Nessa época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficavam em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas. Para oficializar a importância do bombeiro, por decreto do Presidente da República, desde 1954, todo 2 de julho deve ser dedicado a homenagear esses profissionais. Nada mais justo que uma data em honra dessas pessoas sensíveis às necessidades do próximo e engajados no desejo de servir bem a comunidade.Algumas situações em que os bombeiros atuam são: resgate em acidentes, colisão de veículos, atropelamentos, casos clínicos urgentes e remoção de cadáveres, entre outros. Também fornecem treinamento a aspirantes a bombeiros em cursos internos, externos e palestras. São essenciais nas praias, como salva-vidas e observadores do mar. Também analisam a segurança de projetos e fazem vistorias de obras. E ainda realizam busca e salvamento em matas e florestas, auxiliam na captura de animais, monitoram e auxiliam na derrubada legal de árvores e muito mais!Cotidianamente, os bombeiros arriscam suas vidas pela vida do próximo; são, praticamente, "anjos do fogo". Salvando vidas Cada um de nós pode ajudar o Corpo de Bombeiros através de pequenos atos, como por exemplo:
- Evite arrombar janelas e portas em caso de incêndio antes da chegada dos bombeiros. A penetração do ar irá ativar as chamas.
- Não interfira nos serviços de extinção de incêndios. Isto é tarefa dos bombeiros. (Pessoas sem o devido treinamento podem se machucar).
- Motorizado ou mesmo a pé, assim que ouvir as sirenes das viaturas do Corpo de Bombeiros, imediatamente facilite a passagem
- Não estacione o seu carro junto ao hidrante de coluna ou em áreas reservadas para o Corpo de Bombeiros. Isso dificulta as manobras das viaturas.



Fonte: Bombeiros Emergência



02/07 Início da Semana da Educação(1º semana)



"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".

(Anísio Teixeira)

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."

(Jean Piaget)


09/07 Revolução Constitucionalista de 1932


A Revolução de 32 foi um movimento armado que teve duração de três meses e que tentou reunir forças de vários estados brasileiros para impedir a continuação do governo provisório de Getúlio Vargas, instaurado em 1930, exigindo eleições presidenciais, uma nova constituição e o retorno imediato do país ao estado de direito. Foi o maior confronto militar no Brasil no século XX. Apesar da derrota paulista em sua luta por uma constituição, dois anos após o combate , em 1934, o objetivo dos paulistas foi alcançado, com a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte.

Em 1997, o então governador Mário Covas decretou que a data de 9 de julho seria feriado estadual em comemoração a Revolução de 32, baseado na Lei federal nr. 9.93/95, que autorizava cada Estado a adotar uma "data magna", ou seja, uma data importante para sua história.

Veja maiores informações acessando:

Fonte: http://www.davison.com.br/jornal06/ma_revolucao_01.htm



07/09 Independência do Brasil


Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a história oficial, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte!. Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores.
A moderna historiografia em História do Brasil remete o início do processo de independência à Transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821), no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.


domingo, 21 de junho de 2009

COMUNICADOS IMPORTANTES


FESTA DO TEATRO - 30 mil ingressos distribuídos gratuitamente
Para aqueles que curtem teatro, vai uma dica: entre nesse link, escolha uma peça e bom passeio.

http://www.festadoteatro.com.br/participantes.html





A partir de 01/06/2009, começa a funcionar o cadastramento do Emprega São Paulo, na Praça de Atendimento, da Subprefeitura de Parelheiros.

O Emprega São Paulo é um Sistema gerenciado pela Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, tem por objetivo oferecer aos cidadãos do Estado de São Paulo uma ferramenta dedicada à intermediação de mão-de-obra. Por meio desse inovador Sistema é possível a qualquer cidadão residente no Estado, gratuitamente, inscrever-se, analisar as vagas de trabalho em oferta e, de acordo com o seu perfil, candidatar-se à que melhor atende às suas expectativas.

É necessário que o munícipe tenha um e-mail cadastrado e ativo e que apresente no cadastramento os seguintes documentos:

CIC
RG
PIS
CARTEIRA DE TRABALHO
TÍTULO DE ELEITOR
COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA


O CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) possibilita a realização de cursos à distância abrangendo as diversas áreas de conhecimento, oferecendo certificados para aqueles que concluírem as atividades propostas. Faça já a sua inscriçao por meio do site http://www.ciee.org.br/. Tenha em mãos o seu CPF . Além disso, é possível fazer inscrição para realização de estágio . Não perca esta oportunidade.


Informem a quem necessite..Poderá ser de grande ajuda.

Não há procura por aparelhos para deficientes auditivos no CEMA, em São Paulo. O CEMA - Hospital especializado em otorrinolaringologia - recebe aparelhos para deficiência auditiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está ameaçado de perder a cota por falta de pacientes. Se você conhece alguém que precisa do serviço, encaminhe para o CEMA. A pessoa passará por uma avaliação clínica e receberá o aparelho gratuitamente.
CEMA - Hospital Especializado
Rua do Oratório, 1.369 - Moóca
São Paulo - SP
telefone:(11)2602-4000


"Se não compartilhares nada de ti mesmo aos outros, muito pouco de ti acabará por valer alguma coisa."

" REPASSE A SEUS CONHECIDOS".

" ALGUÉM PODERÁ ESTAR NECESSITANDO DESSE APARELHO."



Escola de Mecânica no autódromo de Interlagos
O Autódromo de Interlagos abriga, desde 1991, a Escola Básica de Mecânica Interlagos, uma instituição pública, que conta com apoio e parceria do Senai e da Volkswagen. O objetivo principal do programa é a formação de mão-de-obra qualificada, por meio da integração do Autódromo com a comunidade de baixa renda da Zona Sul da cidade. A escola, desde sua fundação, já formou e encaminhou ao mercado de trabalho mais de 1,9 mil jovens, que, em seis meses de curso gratuito, profissionalizaram-se em um dos segmentos mais disputados do mercado.
A manutenção por quase 15 anos desse curso é possível graças a ação direta da Prefeitura de São Paulo, responsável pelo espaço físico, ferramentas e equipe técnica, que efetua a classificação e seleção dos candidatos, e ainda a contratação da APAREPA – Associação Paulista dos Reparadores de Veículos Automotores – que fornece os instrutores.
O Senai fornece os certificados e a orientação didático-pedagógica, além de participar da fase do processo de seleção. É graças à entidade que o curso é reconhecido.
A Volkswagen tem participado desde a fundação da escola, em 1991, com a doação de máquinas, equipamentos, ferramentas. No decorrer dos anos, a contribuição tem sido em verba para os uniformes, material didático, para a reforma do prédio, além da doação dos veículos e motores que são utilizados pelos alunos durante o curso.
A manutenção por quase 15 anos deste curso é possível graças a ação direta da Prefeitura de São Paulo, responsável pelo espaço físico, ferramentas, equipe técnica que efetua a classificação e seleção dos candidatos e sobretudo a contratação da APAREPA – Associação Paulista dos Reparadores de Veículos Automotores – que fornece os instrutores.
Programa do Curso
O curso de Mecânica é composto por 10 módulos, sendo que 9 deles de aulas teóricas e o décimo de instrução básica (Português, Matemática e Ciências), com freqüência obrigatória para receber certificado de conclusão do curso. A duração total do programa é de 540 horas, aproximadamente seis meses.
O período diurno destina-se a jovens de 15 a 17 anos (no início do curso) e o noturno aos maiores de 18 anos, sem limite de idade.

Veja a programação:
1) Ajustagem e utilização de ferramentas manuais; 2) Sistema de arrefecimento; 3) Sistema elétrico; 4) Sistema de alimentação de combustível; 5) Sistema de lubrificação; 6) Sistema de distribuição do motor; 7) Sistema de transmissão; 8) Sistema de suspensão e direção; 9) Sistema de freios; 10) Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.
As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: Manhã: das 8h às 12h.Tarde: das 13h às 17h.Noite: das 19h às 23h.
PROCESSO DE SELEÇÃO
Para concorrer às vagas disponíveis, os interessados devem fazer a sua inscrição no Autódromo de Interlagos, em período previamente estabelecido. Deverá ter concluído, no mínimo, o 1º grau completo, e passar por um processo de seleção que inclui:
1) Preenchimento de ficha sócioeconômica;

2) Entrevista com assistente social;

3) Prova de conhecimento de Língua Portuguesa e Matemática.
Telefone: 5666-8822, nos ramais 234, 235 e 238.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Soletrando

Mostre que também é craque em soletração, com a versão eletrônica do Soletrando.Você poderá acessar este jogo por meio do site www.atividadeseducativas.com.br/, disponível na área de Português.É necessário que a caixa de som do seu computador esteja ligada para você ouvir as palavras faladas.
Experimente... É diversão e aprendizagem!!!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

MENSAGEM DA SEMANA




Ânimo
Não desanimes. Persiste mais um tanto.Não cultives o pessimismo. Centraliza-te no bem a fazer.Esquece as sugestões do medo destrutivo. Segue adiante, mesmo varando a sombra dos próprios erros. Avança ainda que seja por entre lágrimas.Trabalha constantemente. Edifica sempre. Não consintas que o gelo do desencanto te entorpeça o coração.Não te impressiones à dificuldade. Convence-te de que a vitória espiritual é construção para o dia a dia. Não desistas da paciência. Não creias em realização sem esforço. Silêncio para a injúria. Olvido para o mal. Perdão às ofensas. Recorda que os agressores são doentes. Não permitas que os irmãos desequilibrados te destruam o trabalho ou te apaguem a esperança. Não menosprezes o dever que a consciência te impõe. Se te enganaste em algum trecho do caminho, Reajusta a própria visão e procura o rumo certo. Não contes vantagens nem fracassos. Estuda buscando aprender. Não se voltes contra ninguém. Não dramatizes provações ou problemas. Conserva o hábito da oração para que se te faça luz na vida íntima. Resguarda-te em Deus e persevera no trabalho que Deus te confiou.Ama sempre, fazendo pelos outros o melhor que possas realizar. Age auxiliando. Serve sem apego. E assim vencerás.

AUTOR: C.X.

terça-feira, 16 de junho de 2009

FESTA JUNINA

Nossa festa: Veja os videos no Youtube!


Foi um sucesso! Alguns comentam que a melhor festa que já viram em muitos anos. A frequência estava muito alta, havia momentos em que mal conseguíamos andar pelos espaços entre as barracas.


Os alunos das oitavas séries estavam com uma barraca de doces, salgados e correio elegante. Trabalharam animados o dia inteiro em prol de sua formatura e ainda arrumaram pique para dançar a quadrilha no final do dia com muita empolgação.


Não tivemos problemas no decorrer da festa e as crianças nos intervalos das danças, invadiam a quadra e dançavam a vontade.


Todas as danças apresentadas foram espetaculares e nossos parabéns aos professores que conduziram os ensaios e aos alunos participantes. Vocês deram mais vida a festa que já estava muito boa.


A apresentação do nosso aluno do EJA Manoel, dispensa comentários, simplesmente sensacional. Ele é um sanfoneiro profissional e toca com muito sentimento. Os menos avisados pensavam que era um cd tocando e o som era ao vivo.


Em todas as barracas, muito movimento e os profissionais que nelas trabalhavam pareciam incansáveis. Todos estavam imbuidos de um sentimento único que era o "sucesso da festa".


Contamos ainda com a visita do secretário da educação, Sr. Alexandre Schneider que nos prestigiou atendendo a um convite via "twitter" ( mais uma ferramenta de comunicação na internet que nossos alunos estão fazendo uso). Ele gostou muito do nosso ambiente, conheceu toda nossa escola e percebeu de perto onde estão nossas dificuldades.


Acompanhe os comentários feitos pelo Sr. Schneider em seu blog: http://www.aschneider.wordpress.com/ , o chamado da página é: "Uma equipe bacana".


Estavam presentes também a Supervisora Miriam, DªLeila Portella, nossa dirigente e a Dalva do CEFAI.


Que luxo de festa hein!!! Ano que vem será melhor ainda...


Aguardem a publicação das fotos.



Programação de nossa Festa Junina Além das barracas de doces, salgados e bebidas, teremos as barracas de brincadeiras típicas como boca do palhaço, árvore surpresa, pescaria e argolas. Nossos alunos farão várias apresentações nos seguintes horários: 12:00 - Quadrilha das 4ªs séries ( Prof. Nazareth) 12:30 - Sertanejo 4ªs séries (Prof. Nazareth) 13:00 - Quadrilha 1ªs séries (Profs. Kátia, Denise, Joelza, Marina, Marcelo, Margareth e Eliana) 13:30 - Carimbó 6ªs séries (Prof. Conceição) 14:00 - Quadrilha 3ªs séries (Prof. Dora) 14:30 - Forró 5ªs séries (Prof. Juliana, Conceição e Dora) 15:00 - Country 5ªs séries (Prof. Conceição, Juliana e Dora) 15:30 - Quadrilha 8ªs séries (Prof. Juliana) 16:00 - Forró 8ªs séries (Prof. Juliana) 16:30 - Aluno Manoel do EJA anima a festa tocando sanfona


17:00 - Quadrilha do EJA (Prof. Laina)


Muita alegria e animação de todos. Sua presença é fundamental para o sucesso de nossa festa! Origem da Festa Junina Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. Festas Juninas no Nordeste Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura. Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes sejam brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas. Comidas típicas Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. Tradições As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam. No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros. Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse. Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão. Fonte:http://www.suapesquisa.com/ RECEITAS DE COMIDAS TÍPICAS DAS FESTAS JUNINAS

COCADA Ingredientes: 2 latas de leite condensado.200 g de coco ralado.2 medidas (da lata de leite condensado) de açúcar.1 colher de sopa bem cheia de margarina. Modo de preparo: Misture tudo até desgrudar do fundo da panela(deixe mais um pouquinho para encorpar).Coloque em uma forma untada, deixe esfriar e pronto! É uma delícia!!! Ninguém resiste... QUENTÃO Ingredientes: v 1 litro de cachaça v 2 xícaras de água v 60 g de gengibre cortado em fatias v 4 cravos-da-índia v 2 limões médios cortados em rodelas v Casca de uma laranja v 2 pedaços de canela em casca v 1 xícara de açúcar (adoce a gosto) Preparo da Receita: Coloque o açúcar em uma panela funda (2 litros de capacidade). Leve ao fogo e caramelize levemente. Com cuidado, acrescente a água fervente, os cravos-da-índia, gengibre, canela, fatias de limão e a casca da laranja. Ferva em fogo baixo por cerca de 10 minutos para que o caramelo dissolva. Acrescente a cachaça (este ingrediente é opcional), e ferva novamente por cinco minutos. Coe e sirva em pequenas canecas. ARROZ DOCE COM COCO Ingredientes: * 1 xícara de chá de arroz (lavado) * 3 xícaras de água * 1 lata de leite condensado * 1 lata de creme de leite * 500 ml de leite * 250 ml de leite de coco * 150 g de flocos de coco * 10 colheres de sopa de açúcar * Canela em pó * Canela em gravetos Modo de preparo: Coloque o arroz lavado para cozinhar nos 3 copos de água. Misture o leite condensado, o leite de coco, o açúcar e o leite. Quando a água estiver quase secando adicione a mistura de leites e deixe cozinhar ate obter uma consistência mais firme. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e os flocos de coco. Misture e leve à geladeira. Quando for servir, decore com a canela. BOLO DE FUBÁ Ingredientes: * 3 gemas * 3 claras * 3 colheres de sopa de manteiga * 3 xícaras de chá de açúcar * 1 xícara de chá de farinha de trigo * 2 xícaras de chá de fubá * 1 xícara de chá de leite * 1 colher de sobremesa de erva doce * 1 colher de sopa de fermento em pó * 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado Modo de preparo: Bata as claras em neve. Reserve. Bata bem o açúcar, a manteiga, as gemas e a erva doce. Junte a farinha e o fubá. Acrescente o leite aos poucos e o queijo ralado. Bata bastante. Adicione as claras em neve e mexa delicadamente. Coloque o fermento. Leve para assar em forno pré-aquecido em uma assadeira untada com manteiga e farinha. CURAU DE MILHO Ingredientes: * 3 xícaras (chá) de leite * 6 espigas de milho * 1 lata de leite condensado * 1 colher (sopa) rasa de manteiga * Canela em pó Modo de fazer : Raspe o milho das espigas com uma faca. Em seguida, bata no liquidificador com o leite, por cerca de 3 minutos. Coe a mistura e coloque em uma panela. Junte a manteiga, leve ao fogo e mexa sempre até obter um creme. Acrescente o leite condensado e mexa mais um pouco. Retire do fogo, espere esfriar e coloque em uma tigela ou taças para sobremesas. Polvilhe com canela. CUSCUZ DE MILHO Ingredientes: * 1 xícara de chá de coco fresco ralado grosso * 2 e 1/3 de xícaras de chá de floco de milho pré-cozido * 1 xícara de chá de açúcar * 1 pitada de sal * 2 xícaras de chá de leite de coco Modo de preparo Numa tigela, coloque o coco ralado, os flocos de milho, metade do açúcar e a pitada de sal, e misture bem. Leve no cuscuzeiro ao fogo alto, com água na parte inferior, e deixe ferver. Enquanto isso abra um quadrado de pano fino sobre uma superfície de trabalho e coloque a mistura de coco e flocos de milho no centro. Dobre as pontas do pano sobre a mistura e coloque na parte superior do cuscuzeiro. Tampe, leve ao fogo alto e cozinhe por 10 a 15 minutos ou até ficar firme. Tire do fogo e deixe amornar com o cuscuzeiro tampado. Enquanto isso, misture o leite de coco com o açúcar restante. Coloque o cuscuz num prato com o açúcar restante. Coloque o cuscuz num prato de servir e regue com metade da mistura de leite de coco. Leve à mesa acompanhado da mistura restante à parte. PÉ-DE-MOLEQUE Ingredientes: * 1 kg de amendoim descascado, torrado e moído grosseiramente * 1 peça de rapadura * 1 colher (sopa) de manteiga Modo de fazer: Corte a rapadura em pedaços. Coloque-os em uma panela com água suficiente para cobri-los. Deixe ferver até desmanchar bem, formando um melado. Vá mexendo em fogo brando até o ponto de bala. Coe em uma peneira de aço e volte ao fogo. Em seguida, junte o amendoim e a manteiga e desligue o fogo. Mexa bem com uma colher e despeje em mármore ou numa forma untada. Quando já estiver um pouco mais frio e consistente é só cortar em quadradinhos." http://setenoticias.com/comida-culinaria/comidas-tipicas-de-festa-junina)

Este vídeo mostra a quadrilha apresentada pelos alunos das 1ªs séries

Acompanhe por meio do vídeo os preparativos para a nossa festa junina:

A nossa festa acontecendo...

As 4ªs séries com duas danças: quadrilha e sertanejo

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Teodomiro _ Breve histórico


Teodomiro Toledo Piza, filho de Francisco de Toledo Piza e Almeida e Genoveva Dias de Toledo Piza e Almeida, nasceu em São Carlos (SP), no dia 23 de março de 1878, na Fazenda Água Vermelha, pertencente a seu pai.
Fez seus estudos secundários na Escola Americana, que depois se transformou no Mackenzie College, matriculando-se na Faculdade de Direito em 1898.
Iniciou sua vida profissional em Jaboticabal (SP), onde advogou. Mas, por decreto de 10 de dezembro de 1903, era nomeado promotor público de Atibaia, em cuja comarca permaneceu até fins de 1912. Nesta mesma época, contraiu matrimônio naquela cidade com Maria Martins Urioste. Desse casamento, nasceram oito filhos.
No dia 21 de janeiro de 1913, Teodomiro ingressou na magistratura, na qualidade de juiz de direito da Comarca de Campos Novos do Paranapanema. Permaneceu até sua remoção para Ribeirão Bonito, onde permaneceu por 15 anos.
Foi promovido para São Carlos no dia 16 de novembro de 1927. No dia 1o de dezembro de 1930, foi promovido para São Paulo. Em 1933, foi elevado ao cargo de ministro do Tribunal de Justiça, com 55 anos, onde judicaria por 11 anos, sendo distinguido com a vice-presidência desta casa.
Em 1938, ocupou também um cargo de importância dentro da Câmara Municipal, quando foi estabelecida a chamada Comissão de Promoções. Coube ainda a Teodomiro Piza, mediante escolha do tribunal, de acordo com a Constituição Paulista de 1935, integrar a Junta Especial de Investigação, composta por um desembargador e dois membros da Assembléia. Foi significativa essa eleição, enquanto Teodomiro Piza esteve no tribunal havia apenas três anos, o que revelava o alto conceito que seus pares lhe depositavam.
No dia 21 de outubro de 1940, foram realizadas eleições para presidente e vice-presidente, recaindo as escolhas, respectivamente, para Manoel Carlos de Figueiredo Ferraz e Teodomiro de Toledo Piza. No dia 9 de dezembro de 1941, o Tribunal reuniu-se para a escolha do presidente e do vice-presidente, sendo novamente reeleitos Manoel Carlos e Teodomiro Piza.
O ano de 1942 marcaria a comemoração do cinqüentenário da instalação do Tribunal de Justiça, na República, ocorrida em 18 de setembro de 1892. Teve a alegria de ver, em 25 de janeiro de 1942, a inauguração oficial das obras com que se ultimou a construção do Palácio da Justiça.
No dia 9 de dezembro de 1943, tendo sido o Tribunal convocado para a eleição do biênio de 1944/1945, foi Teodomiro Piza escolhido presidente. Sua eleição foi largamente noticiada pela Imprensa de São Paulo, que traçou sua biografia, destacando seus méritos e estampando seu retrato. Entretanto, foi por demais curta a sua Presidência. Assim, em 5 de maio de 1944, o Tribunal de Justiça tomava conhecimento de sua aposentadoria, ocorrida na véspera.
No dia 2 de outubro de 1944, Teodomiro de Toledo Piza faleceu, aos 66 anos de idade, na cidade de São Paulo.
E assim atravessou ele a vida: modesto, bom, puro, simples, nobre e cidadão modelar pelas suas virtudes cívicas; paulista do melhor cerne, extremoso chefe de família, ótimo amigo e grande magistrado.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

MINHA TERRA 2009

O QUE É O PROJETO MINHA TERRA?
A Fundação Telefônica, por meio do portal EducaRede, abriu as inscrições para o Projeto Minha Terra 2009. A iniciativa incentiva o uso pedagógico da Internet nas escolas, a partir de uma metodologia que transforma alunos e professores em repórteres e editores de informações que valorizam a cultura das cidades onde vivem.
Podem participar professores e alunos de escolas públicas de todo o Brasil. Ao final, os conteúdos produzidos serão reunidos em um livro e um CD-ROM.
Este projeto vai proporcionar a troca de experiências entre professores e alunos de todo o País por meio da Internet. Em uma comunidade virtual de aprendizagem criada dentro do portal EducaRede (www.educarede.org.br), será possível pesquisar e partilhar as características peculiares dos lugares disponibilizados na rede pelos próprios membros.
O objetivo do projeto Minha Terra é privilegiar a divulgação da cultura de cada região e na produção e publicação de textos e imagens na web. A comunidade virtual está organizada como uma grande redação online, com professores e alunos das escolas participantes sendo convidados a atuar como "chefes de redação" e "repórteres", respectivamente.
As ferramentas interativas disponíveis na comunidade virtual adotam jargões próprios do jornalismo, como Blog da redação, Mochila do Repórter e Rádio Minha Terra. A proposta do projeto é estimular o pensamento crítico dos jovens para que atuem não apenas como espectadores no contexto social do Brasil, e sim como protagonistas. Os alunos propõem e realizam projetos de intervenção social em seu meio.
A iniciativa incentiva o uso pedagógico da Internet nas escolas, a partir de três aprendizagens: pesquisa na rede, comunicação digital e publicação de conteúdos. O “Minha Terra tem como tema principal a memória e a cultura regional, reunindo as produções dos participantes em torno da infância, costumes domésticos, cotidiano do mundo do trabalho e celebrações religiosas.
O projeto tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura e já conta com a parceria das Secretarias Estaduais de Educação de Alagoas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins. O projeto Minha Terra já foi desenvolvido no Estado de São Paulo entre 2004 e 2007, com a participação de cerca de 1.700 escolas e mais de 75 mil alunos da rede estadual de ensino.
TEMAS : Eixos temáticos sugeridos para pesquisa

CIDADE e TRABALHO
Formas e situações de trabalho na sua localidade: oportunidades para os jovens, emprego e desemprego, principais ocupações profissionais da região, cotas em empresas para pessoas portadoras de necessidades especiais.
CIDADE e CULTURA
Manifestações artísticas vividas pela população local: música, pintura, dança, festas. Espaços culturais. Cultura digital.
CIDADE e QUALIDADE DE VIDA
Sustentabilidade e consumo consciente, recuperação e preservação do meio ambiente, recursos naturais e energéticos, lixo e reciclagem, alimentação.
CIDADE e PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Questões relacionadas aos movimentos sociais liderados por jovens e organização política e social da cidade.
Nossos alunos Trabalhando no projeto



PROJETO SME XADREZ EM MOVIMENTO - PARTICIPE

Nossos alunos treinam os primeiros movimentos de peças com a "guerra dos peões".



Um pouco sobre o xadrez...
O jogo de xadrez é jogado entre dois adversários, que movimentam peças num tabuleiro quadrado chamado ‘tabuleiro de xadrez’.
O jogador com as peças brancas começa o jogo. Diz-se ser ‘a vez’ do jogador, quando seu adversário completou um lance.
O objetivo de cada jogador é colocar o rei adversário ‘sob ataque’, de tal forma que o adversário não tenha lance legal a evitar a ‘captura’ de seu rei no lance seguinte.
O jogador a alcançar tal objetivo, ganhou a partida e diz-se, deu ‘mate’ no adversário. O jogador que levou o mate, perdeu a partida. POSIÇÃO INICIAL DA PEÇAS NO TABULEIRO

O tabuleiro de xadrez é constituído de uma malha quadriculada de 8x8, com 64 casas iguais, alternadamente claras (as casas ‘brancas’) e escuras (as casas ‘pretas’).
Ele é colocado entre os jogadores de forma a deixar a casa à direita de cada jogador de cor branca.





Venha aprender e treinar este esporte que desenvolve o raciocínio. Você poderá fazer parte da equipe que representa nossa escola em torneios.




Consulte este site com as principais regras: http://www.rksoft.com.br/html/regras_xadrez.html
















JOGOS ESTUDANTIS DA CIDADE DE SÃO PAULO 2009

Seletiva categorias mirim e pré-mirim
Estaremos realizando uma seleção dos alunos que irão representar nossa escola em agosto, nos jogos no SESC, nas modalidades futsal, handebol e voleibol - masculino e feminino na semana de 22 a 26/06. Aguardem confirmação dos horários.
Nossos alunos representam e defendem o nome de nossa escola através do esporte. Parabenizamos a dedicação e esforço de todos os atletas participantes.




ATLETISMO
FUTSAL

ACONTECEU NO TEO


Registros em imagens e videos, com depoimentos de seus participantes. Você pode estar ai!