domingo, 31 de outubro de 2010

Viagem ao centro da Terra, de Júlio Verne


Este é outro livro voltado ao público infanto-juvenil. Trata-se de uma aventura de ficção científica escrita pelo mestre deste gênero, Júlio Verne. O livro em questão é o “Viagem ao centro da Terra”.

A aventura se passa durante a segunda metade do século XIX. A princípio basta sabermos que o jovem Axel vivia em Hamburgo (na Alemanha) com o excêntrico tio, o professor Lidenbrock, especialista em mineralogia, a bela Graüben (afilhada de Lidenbrock) e da empregada Marthe. Axel conhecia razoavelmente de minérios, já que auxiliava o tio, um mineralogista dos bons.

A trama tem início logo após Lidenbrock ler um intrigante manuscrito (em rúnico) de um autor islandês do século XII, Snorre Turleson. O professor manifesta a Axel o seu encanto pela leitura que acabara de fazer, quando um velho e amassado pergaminho cai do antigo volume. Enigmáticos caracteres estão nele registrados... O professor passa um bom e angustiante tempo tentando decifrá-los... Mas, surpreendentemente, é Axel quem faz a revelação... O professor fica fascinado com a orientação que surge: descer à determinada cratera do Sneffels, um vulcão islandês, antes do início de julho, para atingir o centro da Terra.

Axel argumenta que, pelo fato de Arne Saknussemm, autor do pergaminho e da façanha de ter chegado ao centro da Terra, ter sido alquimista não deviam dar-lhe tanto crédito... Mas o professor convencia-se do contrário e, mais tarde, concluiu que exatamente por ser alquimista (em tempos de perseguições religiosas) recorreu aos códigos enigmáticos. Para o professor tudo se encaixava perfeitamente... Para ele, era certo que deviam seguir viagem rumo ao centro da Terra.

O texto é rico em detalhes que descrevem os locais por onde a dupla passa, os vilarejos e os tipos locais com seus costumes não escapam à narração... Para a expedição final, o professor contrata o islandês Hans que, com silencioso altruísmo, segue para auxiliar como guia...

A edição que li, FTD, é uma tradução e adaptação de Walcyr Carrasco, que apresenta comentários sobre as diversas informações apresentadas por Verne. Carrasco tem o cuidado de atualizar os dados que à época de Verne eram conhecidos. Até por isso o livro é legal. Pode ter certeza de que em nossa sala de leitura você encontra este título.
Um abraço,
Prof.Gilberto

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Homenagem a Cultura Africana


Hoje, os alunos das 1ªs séries de nossa escola fizeram um desfile em homenagem a Cultura Africana.
Eles produziram arte da cultura dos povos africanos com confecção de artefatos e trajes, orientados pelas professoras Maria Ruth, Joelza e Kátia.
A Imprensa Jovem do Teocomunica esteve presente no evento conversando com uma das idealizadoras do projeto e registrando a apresentação dos alunos.
Todo esse material poderá ser apreciado em nosso canal do you tube.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Por um Bairro Melhor


Nesta semana ocorrerá em nossa escola um ciclo de palestras relacionadas ao tratamento dado ao lixo em nossa região. Esta atividade visa levar a comunidade de forma geral a refletir sobre o destino dado ao lixo produzido em suas residências, objetos atirados inadvertidamente nas ruas e demais resíduos que não estão sendo destinados a locais apropriados, aumentando muito a população de roedores e pombos na região.

Uma das falas das palestras é uma informação impactante que nos leva a refletir: existem 15 ratos para cada cidadão brasileiro e estes vivem em média 2 anos. Absurdo não?

Diariamente podemos observar a quantidade de lixo espalhado pela rua e pensar que nossas crianças andam, brincam, convivem com estes resíduos. Tanta sujeira nos faz repensar em nossas atitudes...

Além do desconforto visual esse lixo pode trazer muitas consequencias, como atrair para dentro de nossas casas baratas, ratos e muitas doenças. E como podemos colaborar???

- Amarrando bem os saquinhos e colocando-os em local adequado somente no dia do caminhão de lixo;
- Não jogando lixo no córrego ou na rua; um pequeno "lixinho" pode causar um grande desastre;
- Reutilizando os materiais que conseguir;
-Ah! Cuidado com as bitucas de cigarro: lembrem-se a rua não é cinzeiro...

Participe deste ótimo encontro e compartilhe com seus amigos e vizinhos. Veja abaixo os horários e compareça:

19/10 - 9:00 - Representantes, pais e responsáveis das 8ª séries
13:45 - Idem 5ª A, B, C e D, 2ª C, D, E
17:30 - Idem 4ª B, C, D, E e F, 7A, B, C
19:00 - Idem EJA
20/10 - 9:00 - Idem 3ªs séries
13:45 - Idem 5ªG, 4A, E, 2A, B, E e G
17:30 - Idem 6A, B, C, D, E e F, 7D, E e F
22/10 - 9:00 - Idem - 1ªs. séries

A Chave do tamanho, de Monteiro Lobato


Há pouco tempo li A Chave do tamanho, que se inicia com os personagens do Sítio recebendo notícias sobre os terríveis bombardeios a Londres durante a Segunda Guerra. Emília fica tão sensibilizada com a tristeza de dona Benta que decide ir à “Casa das Chaves” para desligar a chave das guerras. Mas a boneca é desastrada e acaba acionando a “chave do tamanho”... Ela se torna diminuta e o mesmo acontece com toda a humanidade.
Mas os animais não se tornaram diminutos, eles permaneceram “tamanhudos”, como a própria Emília diz... Os humanos se tornaram “insetos descascados”, também no dizer Emiliano. É graças ao pó de pirlimpimpim inventado pelo Visconde de Sabugosa que a boneca consegue se deslocar por ambientes e perceber que várias situações complicadas estão ocorrendo para os humanos: os que estavam em automóveis ou aviões, por exemplo, não tiveram a menor chance; muitos foram os que sucumbiram em suas próprias “imensas roupas”; outros tantos acabaram devorados por animais de criação e estimação... Que loucura! O Rabicó mesmo devorou vários humanos diminuídos...
A Emília socorre dois órfãos, experimenta o transporte em insetos e num colibri. Encontra o Visconde e nota que o mesmo não sofreu alterações com a diminuição... Depois de penar para se comunicar com ele e ser resgatada, Emília reencontra o pessoal do Sítio. Segue com o Visconde para várias partes do mundo. Chega à Alemanha e tem um encontro (espetacular!) com Hitler, que não consegue se pronunciar perante a boneca que dá um belo sermão no paranóico ditador. Encontra-se também com o imperador japonês em situação muito desconfortável... Ele também ouve poucas e boas da Emília. Nos Estados Unidos, a boneca e o Visconde percebem um início de civilização diminuta, em torno de um balde estão reorganizando a vida, capturando minhocas para a alimentação (!). A dupla de aventureiros também dá uma mãozinha ao presidente e aos congressistas norte-americanos... Ufa... Fica aí a dica, mas não vou entregar o final do livro. Você pode encontrá-lo na sala de leitura de nossa escola.
Um abraço,
Prof.Gilberto

domingo, 17 de outubro de 2010

Sistema Interativo de Informações dos Vestibulares


O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos, colocando à disposição de todos os usuários da Internet uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Este portal visa promover um amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal, portanto livre.

É um site com ótimas dicas aos alunos do Ensino Médio e vestibulandos em geral, pois tem informações sobre vestibulares e universidades do país, dicas de hospedagem, inscrições, provas já aplicadas, além de obras literárias para download.
Vale a dica para você ou para um amigo.

"Uma biblioteca digital é onde o passado encontra o presente e cria o futuro."
Dr. Avul Pakir Jainulabdeen Abdul Kalam - Presidente da Índia - 09/set/2003

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Origem do Dia do Professor

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

 
O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".


 

sábado, 9 de outubro de 2010

Primeiras conquistas do Grêmio Estudantil na escola


É isso mesmo... O Grêmio nem foi constituído em nossa escola, mas percebemos algumas conquistas importantes.

Houve plenárias nas quais a comissão pôde expor o seu trabalho e os encaminhamentos para a formação da diretoria, além disso, os que participaram puderam fazer perguntas e sugestões...

Estou sabendo que há pelo menos quatro chapas inscritas para disputarem o voto dos alunos... É normal que ocorram divergências... Faz parte da Democracia... Alguns alunos estão discutindo a possibilidade de um debate público entre os representantes das chapas...


O próximo passo, antes da eleição, é uma reunião com representantes das chapas formadas para se estabelecer alguns encaminhamentos, entre eles: definir critérios para a campanha eleitoral; discutir sobre o que é possível propor em suas campanhas; formalizar as regras de eleições na escola.

Finalizo deixando um grande abraço a todos... Continuamos torcendo para que continuem perseverando, com forças para superar críticas e os desânimos. Formar o Grêmio também é um exercício de cidadania!

Prof.Gilberto

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Livro legal!

Gostaria de indicar a vocês uma leitura bem legal. Trata-se de “No tempo das primeiras fábricas”.

Este livro da Editora Scipione, disponível na Sala de Leitura de nossa escola, faz parte da coleção “Crianças na História”, e foi escrito por Ginette Hoffmann e Patrice Coupry.

A leitura é fácil e agradável. O material é repleto de figuras e, de fato, baseado em textos clássicos. Em poucas palavras, podemos dizer que este tema importante da História (Revolução Industrial) está acessível porque parte do ponto de vista das crianças daquele tempo.
A narrativa permite conhecer a situação precária das primeiras fábricas e a exploração que mulheres e crianças sofriam em ambientes baixos, escuros e alagados por causa do vapor das máquinas... Mostra a extração nas perigosas minas de carvão com explosivos... E como os trabalhadores se organizavam para lutar por melhores condições de vida e de trabalho.
Mas se continuar detalhando tanto o livro, você não terá tanta curiosidade em lê-lo. Então... Você sabe onde encontrá-lo. Boa leitura.
Um abraço,
Prof.Gilberto