segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Um lugar legal pra visitar: Museu Catavento

FECHADO SEGUNDA-FEIRA
ABERTO: 9h às 17h - ENTRADA ATÉ 16h
ENTRADA: R$ 6
ESTACIONAMENTO: R$ 8 POR 3h


O Catavento é um grande e magnífico espaço cultural e educacional que apresenta ao público, especialmente o jovem, a ciência e os problemas sociais, de um modo atraente e participativo. Situado no Palácio das Indústrias, Parque D. Pedro II, no centro da cidade de São Paulo, e desenvolvido com o apoio integral do Governo de São Paulo. Em meados de 2007, foi criada a sociedade civil: Catavento Cultural e Educacional, que recebeu recursos e o excelente Palácio das Indústrias, para mostrar o mundo das ciências e as necessidades sociais de modo interessante.
O Catavento proporciona uma visita alegre e interativa apresentando conhecimentos básicos de eixos temáticos presentes na proposta curricular do ensino ao público geral, e juvenil em particular.
O Catavento participa do Programa da FDE - Lugares de Aprender da Secretaria da Educação, um projeto no qual professores e alunos recebem um material de apoio pedagógico, apresentando uma seqüência de atividades para o ensino de disciplinas curriculares e promovendo paralelamente o acesso dos mesmos em diferentes instituições e espaços culturais.
São 4000m² divididos em quatro seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Para conhecer nossos espaços expositivos abra a página NOSSAS 4 SEÇÕES.
Mais informações para visitação espontânea, abra a pagina Visitação e para visita de grupos abra a página Agendamento de grupos: regras.

Parque Dom Pedro II – São Paulo/ SP – fone: (11) 3315-0051

Frase da semana

Quem para de aprender envelhece, quer tenha vinte ou oitenta anos.
Henry Ford

domingo, 28 de novembro de 2010

Ponyo - Uma amizade que veio do mar. Uma animação muito legal

Você deve conhecer a estória da Pequena Sereia... O fundo do mar, o rei Tritão e suas filhas, uma mais bela e obediente que a outra... Ariel, no entanto, se encantava com os humanos de tal forma que colecionava objetos que afundavam com os navios... Ela se encantou pelo príncipe Erick, que naufragou, por ele se apaixonou e decidiu tornar-se humana... A estória de Ponyo é bem mais complicada. O seu criador é Hayao Miyazaki, o japonês que fez também A Viagem de Chihiro, outra animação muito legal... Para entender seus desenhos, você tem de se concentrar, pensar bem nas imagens e diálogos...

Fique sossegado... Não vou desvendar o desenho inteiro. A estória se apresenta um pouco confusa desde o começo. Há um homem que vive no fundo do mar com algumas criaturas que ele cria e desenvolve (!)... Podemos notar que ele é um tipo bem revoltado com o modo como os seres humanos tratam e poluem o ar e as águas do planeta. Ele é o pai da” peixinha” Ponyo e de vários outros peixinhos dourados. A mãe de Ponyo é a poderosa Deusa do Mar...
Os irmãozinhos de Ponyo ajudam-na a sair da redoma que era o laboratório do pai, mas ele não admite essa retirada e segue em sua perseguição.

Sosuke é um garotinho de cinco anos que mora com a mãe em uma casa no alto de uma montanha.
Seu pai é oficial da marinha e normalmente está trabalhando num navio... A casa de Sosuke possui equipamentos para comunicação com os que estão no mar através de sinais luminosos... Em seu cotidiano Sosuke se relaciona com as crianças da escola, mas convive especialmente com adultos, em especial os idosos que vivem em um asilo onde sua mãe trabalha.

Maravilhosos desenhos e efeitos espetaculares de computação mostram como Ponyo chega à superfície, onde é capturada por Sosuke. Inicia-se a amizade entre os dois. Mas o pai de Ponyo a recupera. Porém a peixinha está convencida de que deve retornar ao convívio de Sosuke... E dessa vez, graças à ajuda dos irmãozinhos, ela assume a forma humana com poderes incríveis... Novos efeitos espetaculares de computação e lá estão os amiguinhos juntos novamente. Vivendo aventuras, como a da enchente absurda, que deixou todos em dificuldades. O maior desafio de Ponyo passa a ser o de mostrar-se preparada para se tornar uma humana de verdade.


Podemos notar que a Ponyo vai aprendendo a ser uma humana... Maravilhosa é a cena em que ela se depara com um jovem casal e o seu bebê recém-nascido... Eles estão com problemas por causa da enchente. Ponyo manifesta compaixão e desejo de ajudar o outro... Aí temos, talvez, o ensinamento essencial da animação: para sermos pessoa de verdade temos de ter esse sentimento que nos aproxima aos demais...

Um abraço,
Prof.Gilberto

terça-feira, 23 de novembro de 2010

25 de Novembro - Dia Nacional do Doador de Sangue


Doar sangue é um ato de amor que salva muitas vidas. Mas como é utilizado este sangue?


Quando alguém sofre um acidente e perde muito sangue é preciso fazer uma transfusão para repor o sangue que foi perdido.


É também utilizado em cirurgias muito longas, para garantir e manter a quantidade de sangue necessária no paciente.


Algumas doenças como a hemofilia, que se caracteriza pela dificuldade do corpo em conter sangramentos, dependem quase que exclusivamente da solidariedade do próximo para sobreviver.

Portanto quando crescer não deixe de doar sangue! Fale com a sua família para aproveitar esta data e ir a um posto de saúde próximo à sua casa.


Para informações sobre locais e os requisitos necessários para ser um doador, acesse:

Você sabe o seu tipo sangüíneo?
Ah, é muito importante saber e sempre levar com você. Pergunte a sua mãe qual é o seu tipo sangüíneo dentre as opções abaixo!

A- A+ B- B+ AB- AB+ O- O+

Clique aqui para imprimir e pintar seu desenho do Dia do Doador de Sangue!

Fonte: http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Colação de Grau Formandos 2010


Os formandos 2010 da EMEF Teodomiro estão convidando a todos para sua cerimônia de colação de grau que será realizada no dia 10 de dezembro as 19:00 na Av. Robert Kennedy, 3455 próximo ao Corpo de Bombeiros ou clube Cafe.


Contaremos com a participação de todos os familiares, amigos, professores e toda comunidade escolar.


Os convites podem ser adquiridos com as professoras Madalena ou Juliana.


Estaremos esperando por vocês!


Formandos 2010.

domingo, 21 de novembro de 2010

Final Municipal Categoria Pré-mirim 2010


A Diretoria Regional de Educação de Capela do Socorro classificou três equipes que irá representá-la na fase municipal das Olimpíadas Estudantis 2010 na categoria pré-mirim dos jogos coletivos.




Todas as escolas passaram por várias fases para chegarem até este resultado, que este ano incluiu mais uma etapa, a pré-polo. Assim todos passam pela fase classificatória regional, finais em sua região, pré-polo onde disputam com os dois melhores classificados nas diretorias de Campo Limpo e Santo Amaro e depois seguem para a fase polo que reune os dois melhores da fase anterior encerrando com quatro equipes pois este é o número de polos.


Como podemos perceber o caminho é árduo até que se atinja esses resultados e pelo simples fato de ir disputar o Municipal independentemente da classificação por lá, já se constitui uma vitória.



A fase Municipal é disputada pelas quatro melhores equipes em suas modalidades na cidade de São Paulo.

Capela do Socorro será representada no Basquete feminino pela EMEF Afrânio de Mello.

No Futsal feminino e volei masculino será a EMEF Teodomiro. Isso mesmo gente classificamos duas equipes e parabéns aos nossos dedicados alunos!

A relação oficial das escolas classificadas e nossos futuros oponentes poderá ser visualizada aqui.

Mensagem da semana

NÃO critique! Procure antes colaborar com todos, sem fazer críticas. A crítica fere, e ninguém gosta de ser ferido. E a criatura que gosta de criticar, aos poucos, se vê isolada de todos.Se vir alguma coisa errada, fale com amor e carinho, procurando ajudar.Mas, sobretudo, procure corrigir os outros, através de seu próprio exemplo.
Torres Pastorino

sábado, 20 de novembro de 2010

Salve o Dia da Consciência Negra

É claro que este blog não pode deixar de registrar algo sobre o 20 de novembro, o dia da Consciência Negra.

Durante muito tempo celebrou-se o 13 de maio como data de emancipação dos negros. Os acontecimentos que nos remetem a essa outra data estão relacionados à assinatura da Lei Áurea (1888) pela princesa Isabel, filha de Pedro II. Ainda hoje podemos notar logradouros, como o Largo 13 de Maio, em Santo Amaro, que lembram aqueles acontecimentos. Há também, principalmente no interior, Blocos Carnavalescos chamados 13 de Maio...
Acontece que, historicamente, o 13 de Maio não significou exatamente a libertação nem trouxe dignidade aos ex-escravos. Eles foram colocados numa situação de miséria e sofreram as mais degradantes formas de discriminação. Uma análise de nossa realidade mostra que ainda hoje há muito a se fazer. Principalmente quando percebemos que entre os que vivem as mais precárias condições, os negros são a maioria. Essa situação se torna ainda mais dramática para a mulher negra.
Devemos viver dignamente!

Os nossos direitos não caem do céu... Já faz muito tempo que grupos de conscientização dos direitos e pela valorização da identidade afrodescendente atuam em nosso meio. Foram eles que insistiram pelo reconhecimento do 20 de Novembro como data significativa das lutas por igualdade e direitos em nosso país. Essas lutas devem encher-nos de orgulho ao conhecermos nossas origens e sabermos que pertencemos a uma rica identidade cultural.
O 20 de Novembro nos lembra as lutas dos africanos que foram trazidos à força para o Brasil para o trabalho escravo. Todos conhecem narrativas sobre os sofrimentos pelos quais passavam. Nesta data, em 1695, morria Zumbi, líder do Quilombo de Palmares. Todos nós sabemos também que os quilombos foram uma das principais formas de resistência à escravidão, de luta pela liberdade. É bom que se saiba que em todo o país existiram quilombos... Há diversos documentos que narram sobre a convivência de negros, índios e brancos que sofriam perseguições na sociedade dominada por senhores de engenho. Portanto, além de tudo, os quilombos também podem ser considerados lugares de tolerância e respeito às diversidades, de valorização da vida humana. A propósito, há um livro muito interessante de Georges Bourdoukan que narra sobre a participação de um judeu e um árabe em Palmares e sua integração na resistência.
Há muito a dizer, principalmente porque devemos cada vez mais constituir uma comunidade que valoriza suas raízes multiculturais, que busca formar cidadãos conscientes de seus direitos, que reconheçam que a igualdade e a paz devem prevalecer em nosso meio.

Um abraço,

Prof.Gilberto

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sobre o 19 de Novembro


Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

As palavras acima fazem parte do Hino à Bandeira Nacional, de autoria do poeta Olavo Bilac.

Aí está: Hoje, 19 de novembro, celebramos o dia da Bandeira. Ela é um dos símbolos de nossa pátria... E sua data tem a ver com o dia em que ela foi oficialmente adotada, em 1889.

É exatamente

o que você está pensando...

Poucos dias depois da Proclamação da República (15/novembro) definiu-se qual seria a Bandeira do país.

É... Mas não foi tão fácil assim...
Muitos projetos de bandeira foram rejeitados. Entre eles, uma com listras em preto e branco, com um mapa do Brasil no alto... Mais uma vez você acertou! A bandeira do estado de São Paulo foi inicialmente um projeto para o pavilhão nacional!

Os republicanos que colocaram fim à Monarquia em nosso país se inspiravam muito nos Estados Unidos... Não é por acaso que o nome oficial do país a partir da primeira Constituição foi República dos Estados Unidos do Brasil... Muitos queriam que a bandeira de nosso país fosse semelhante à daquele país, só que nas cores verde e amarela. Ela ficou conhecida como “Bandeira provisória da República”.

Por fim, os republicanos adotaram um modelo baseado na antiga bandeira, da época da Monarquia, mas em vez dos símbolos representativos da Monarquia, adotou-se a esfera celeste com o lema do Positivismo (Filosofia adotada pelos republicanos daquele tempo): Ordem e Progresso. O céu ali representado era o da noite de 19 de novembro de 1889. A Bandeira não tinha a mesma quantidade de estrelas da atualidade (27), já que cada uma representa um estado da Federação e o Distrito Federal... Vocês devem saber que a quantidade de estados já foi menor... Em 1889 a bandeira foi desenhada com 21 estrelas.

Um abraço,

Prof.Gilberto

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pra você que curte Hip Hop - IV Encontro Paulista de Hip-Hop no Memorial da América Latina

Sábado, dia 27 de novembro, a partir das 11h, o Memorial da América Latina promoverá a quarta edição do “Encontro Paulista de Hip-Hop”, com a temática “Do Gueto pros Mundos”. A entrada é Catraca Livre. O encontro reunirá palestras, exibições de Low Riders e Low Bikers, bate-papo, workshops, batalha de break, oficinas de graffiti e exposições. Acontecerá também encontro entre repentistas, Mc’s e partideiros, que trocarão experiências sobre a improvisação. Os convidados desta edição serão Mv Bill, Erica Peçanha, Dj Kl Jay, Fabiana Cozza, Rincón Sapiência, Tikka, OPNI, Elizandra Souza, Akins Kinte, Raquel Almeida, Dj Erick Jay e outros. O objetivo do encontro é ampliar as discussões e fomentar políticas públicas voltadas para o segmento, valorizando e contemplando a cultura Hip Hop, em todos os seus elementos.

O Que: IV Encontro Paulista de Hip-Hop
Quando: Sáb27/11 das 11:00 às 22:00
Quanto: Catraca Livre
As informações acima são de responsabilidade do estabelecimento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Frase da semana

“Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.”

Madre Teresa de Calcutá

Sobre o 15 de Novembro

Hoje é feriado. Feriadão... Dia de curtir a família, os amigos, um passeio ou um descanso merecido das tarefas do dia-a-dia.

Hoje comemoramos a Proclamação da República em nosso país.

Muita gente ainda confunde a data ou o episódio histórico celebrado no dia de hoje... Para um melhor entendimento temos mesmo de recorrer à História de nosso país. Não tem outro jeito.

Nessa data, em 1889, o marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República. Até então o nosso país era uma Monarquia e Pedro II era o rei desde 1840. Antes, o Brasil teve o governo de Pedro I (1822-1831). Ainda há uma longa História da Monarquia em nosso país, mas isso e outros assuntos (revoltas republicanas, as transformações sociais e econômicas da época, os grupos que se envolveram no processo de derrubada da Monarquia) ficam para outras ocasiões.

A imagem à esquerda é de Pedro II

Então, uma primeira constatação que se deve fazer é exatamente essa: houve uma mudança na Forma de Governo. Antes havia a Monarquia... A partir da proclamação de Deodoro, o rei teve de deixar o Brasil... Se você fizer uma pesquisa verá que desde a Proclamação o nosso país já teve vários presidentes... Nem todos eles foram escolhidos por voto direto da população, como acontece nos dias de hoje.

Uma das mais importantes significações da República como Forma de Governo é exatamente a de que o poder (governo) é definido pela vontade do povo; dizemos que o poder emana do povo. Ao tempo da Monarquia esse poder não era assim definido porque dependia da hereditariedade, quer dizer, além de o rei governar enquanto tivesse saúde e vontade, todos já sabiam quem seria seu sucessor.

Outra importante significação da República é a de que ela trata de administrar o que é público, o que é do povo. Então, nada como escolhermos diretamente, através do voto, aqueles que governam e administram a coisa pública. Não é mesmo?

A imagem à direita é do Marechal Deodoro proclamando a República


Um abraço,

Prof.Gilberto

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Atenção todos os alunos que sonham em ser jogador de Futebol




São Paulo FC participa da Virada Esportiva com Super Peneira
Seleção de atletas fará parte da grande festa do esporte em São Paulo

SPFC - 11/11/2010


Para promover a Virada Esportiva 2010, que será realizada nos dias 20 e 21 de novembro, o São Paulo FC realizará uma Super Peneira de atletas no Centro de Treinamento em Guarapiranga.

O evento, em sua quarta edição, é promovido pela Prefeitura de São Paulo, em parceria com a sociedade e faz com que a atividade física, em suas múltiplas formas de manifestações, seja praticada na cidade durante 24 horas ininterruptas.

O Tricolor realizará peneiras para atletas nascidos nos anos de 2000 a 1994, no horário das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 no CT de Guarapiranga, situado à Estrada do Cumbica, nº 405, Jardim Aracati, São Paulo, ao lado do Clube Estrela da Saúde. Os interessados devem realizar as inscrições no mesmo local, nos dias 16, 17, 18 e 19 de novembro, das 9h00 às 16h00, munidos de cédula de identidade (RG) e atestado médico que comprove estar em perfeitas condições de saúde para a prática de esporte.

As inscrições serão limitadas a 440 atletas.

Não serão aceitas inscrições de atletas no dia da avaliação.

O evento contará com o apoio da Polícia Militar, além de estrutura própria do clube como médico e ambulância.


Peneira específica para goleiros

Como parte da Virada Esportiva 2010, e seguindo o mesmo cronograma da Super Peneira, o São Paulo FC realizará uma peneira específica para goleiros. Os testes serão abertos não apenas para goleiros, mas também para atletas de outras modalidades que queiram experimentar o futebol.

A seleção dos jovens que sonham se tornar um novo Rogério Ceni será para atletas nascidos nos anos de 2000 a 1995.


Serviço:

Local da Peneira: Centro de Treinamento do São Paulo - CT Guarapiranga
Endereço: Estrada do Cumbica,405 - Jardim Aracati - ao lado do Clube Estrela da Saúde
Inscrições: 16, 17, 18 e 19 de novembro das 9h00 às 16h00
Avaliações: 20/11/2010 e 21/11/2010
Horário: 8h às 12h e 14h às 17h
Para inscrição é obrigatória a apresentação do RG original e atestado médico.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Show de Mágicas com o ator e Ilusionista Suryam


Nossos alunos estão emocionados com o show de mágica que estará acontecendo na semana de 08 à 12 de novembro, com o pessoal do Show Magia, em comemoração ao dia das crianças fora de época. Não foi possível marcar data anterior por questões da agenda dos artistas.

Com relação ao espetáculo, o ator profissional, Suryam une elementos de comédia stand-up e mágicas, tornando o show muito mais agradável e moderno, com muita interatividade e humor com nossos alunos. A proposta é diversão acima de tudo.

Os números mágicos tornam-se, portanto, um instrumento e um meio para que se tenha um momento de descontração, alegria e diversão nas vésperas do encerramento do ano.

Vocês podem acompanhar alguns momentos do espetáculo e a reação de nossos alunos em nosso canal do youtube.

Quick Massagem para professores



Nossa equipe pedagógica ganhou de presente para um relaxamento de uma ano tão produtivo, uma sessão de quick massage com a terapeuta Susi.
Foi montado um cantinho especial chamado "espaço zen" com música ambiente, aromatizador, cristais e uma cadeira especial, tudo bem higienizado a cada sessão.

Estas sessões eram para ter ocorrido na semana do dia dos professores, porém a terapeuta não possuía agenda disponível.

Todos que passaram pela massagem em sua horas vagas, estão gostando muito e dizem que de fato dá uma boa relaxada.

Os efeitos e benefícios da Quick Massage como alívio do stress e relaxamento podem ser observados imediatamente após o término da massagem, sendo que muitas empresas já investem neste tipo de iniciativa periodicamente para aumentar a concentração de seus colcaboradores.

domingo, 7 de novembro de 2010

Na arca às oito

A Cia Paideia de Teatro está apresentando Na arca às oito. Esse texto foi vencedor do Prêmio Alemão de Peça Radiofônica Infantil de 2006 e do Prêmio Literário Infantil de 2008. O texto original é de Ulrich Hubb. A imagem colada aqui é de cena da peça e foi retirada do site da Cia Paideia.


Assisti com alguns professores da EMEF Carlos Rizzini neste último sábado. Recomendo a peça aos prezados alunos e colegas professores de nossa escola.
Um pouco sobre a peça: Três pinguins estão no monótono cenário ártico levando a sua monótona vida, quando começam a discutir sobre Deus, sua existência, seu poder e sua “invisibilidade”... É claro que eles não têm condições de arranjar uma definição e compreensão sobre tão complexos assuntos (é mais ou menos o que acontece com os humanos)... A discussão gira em torno das punições impostas por Deus aos que fazem maldades quando, de repente, aparece uma borboleta amarela. Nossa... Logo ali, onde nada acontece! Ela leva uma “sentada” de um dos pinguins... Uma leve chuva tem início e o que esmagou a pobre borboleta se retira. Então surge uma pombinha branca com duas entradas para a arca de Noé. Vocês sabem... Era o dilúvio que estava iniciando. Os dois que permaneceram receberam os bilhetes. Mas e o outro pingüim? Eles dão um “jeitinho” para fazer com que o amigo também se salve do “alagamento geral”. Aí tem início uma série de aventuras.
Para saber o que ocorre você tem de assistir à peça que está em cartaz na Cia Paideia (Rua Darwin, 153.Santo Amaro; bem perto do Boa Vista Shopping) aos sábados e domingos (17:00) e às quintas (11:00). Para maiores informações acesse: http://www.paideiabrasil.com.br/index.php/programacao

Há também o livro. É bom conferir se o acervo de nossa escola possui um exemplar...









Um abraço,
Prof.Gilberto




sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Valeu Professor 2010 no CEU Três Lagos.

Imprensa com colaboradores do CEU Três Lagos

Outubro, sábado (23), rolou no CEU Três Lagos o Projeto Valeu Professor 2010 em agradecimento aos educadores da Cidade. O primeiro dia foi 14/10 com festa para os professores. No CEU Três Lagos nossa equipe da Imprensa Jovem Teocomunica fez parceria com a equipe da Escola EMEF Eliza Rachel para cobrir o evento que teve seu início às 9h e término às 17h.

O evento contou com a participação da Banda CEU Navegantes que é formado por funcionários e amigos do CEU que leva o nome do grupo.
O repertório foi de música gospel e algumas pedidas pela platéia. Teve presença de Fábio Nunez, cantor e compositor de MPB, ele com dois colegas tocaram Aquarela e O caderno composição do cantor Toquinho, e várias outras.
No teatro teve uma peça de Romina Bohemer coordenadora do Projeto Teatro Ateliê, o nome da peça era “Janela para o mundo”, que foi baseada na seguinte questão: “Que mundo você escolhe para sobreviver?”. Também teve o musical, Os Saltimbancos.

Quem fez a abertura do Valeu Professor foram os MC’s Guilherme Nogueira, Kaique Gomes e Maria Cristina; também estavam no local alunos repórteres da Imprensa Jovem Teocomunica.

O Valeu Professor 2010 no CEU Três Lagos correu tudo bem e quem fechou o evento foram os MC’s Maria Cristina e Kaique Gomes parabenizando o evento e agradecendo a participação de todos.

Todo material da cobertura poderá ser visualizado em nosso blog de comunicação.

Teocomunica concentrados no Teatro assistindo "Janela para o mundo"