domingo, 27 de março de 2011

Semana de eleições na EMEF Teodomiro

Prezados alunos,
Há uma grande expectativa em nossa escola. Todos já sabem que houve alteração no calendário divulgado anteriormente, já que as eleições ocorrerão nos dias 30 e 31.
A última semana foi de Campanha Eleitoral. Estamos presenciando um grande envolvimento de nossos alunos num assunto (só de vocês).
Uma das chapas (37) não conseguiu articular seus membros na busca de votos, então todos percebem que há certa bipolarização entre a chapa 40 e a 18, que foram as que mais investiram na Campanha.
Os alunos eleitores se posicionaram e defendem suas chapas, pedem os votos em suas conversas, em panfletos feitos artesanalmente e até em fóruns dos blogs da escola... Alguns mais exaltados andaram sabotando cartazes dos outros. Houve até troca de acusações e denúncias... Recorreram a mim e a outros professores. De minha parte, procurei mostrar que eles deveriam esclarecer melhor os seus apoiadores que, provavelmente, não estavam devidamente inteirados das regras que as lideranças combinaram.
Sei de colegas professores que aproveitaram os debates em sala para construir uma aula muito interessante sobre Cidadania, valorização de nossa Diversidade Cultural... Isso é positivo demais!
O voto não é obrigatório. Mas é um direito que o aluno tem. Ajude o Grêmio a se tornar uma realidade. Vote conscientemente, sabendo que sua participação pode ser decisiva para a vitória de uma das três chapas. Respeite a opção dos demais alunos.
A Comissão está trabalhando muito para que tudo ocorra da melhor forma possível nos dias 30 e 31. As cédulas estão sendo confeccionadas, as urnas montadas e cada chapa está orientando os seus fiscais para os trabalhos durante a votação e apuração dos votos.
Os mais novos andam tão animados e envolvidos que isso reforça as nossas esperanças de que o Grêmio deve seguir sua trilha neste e nos próximos anos.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Frase da semana

"Não se pode ensinar nada a um homem; só é possível ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si." Galileu Galilei

sexta-feira, 25 de março de 2011

Novo funcionário em nossa escola "Rodrigo Leite Evangelista"


Nossa Imprensa Jovem foi conversar com mais um funcionário recém-chegado em nossa escola:

Rodrigo Leite Evangelista, ocupa o cargo de ATE , começou a estudar Teologia na Universidade Metodista em 2005, disse-nos que gostaria de alcançar cursando Teologia era ser presbítero, ser reverendo. Fez licenciatura em Filosofia no ano de 2010. Lecionou no Estado esta disciplina e Sociologia, contou-nos que se sentiu realizado em sua primeira aula como Professor de Filosofia.

Foi professor na escola municipal e em 2009, deu aula no Estado. Foi ATE na escola municipal Florestan Fernandes, também pertencente a DRE Capela do Socorro, em 2010.

Rodrigo, como nós, estudou em escola pública e concluiu o ensino fundamental também em escola municipal; passou pelo EJA em Mogi das Cruzes.

Seu primeiro emprego foi aos 14 anos como Office-boy em 1996, fez curso no SENAI, cursou eletrônica e manutenção de rádio em 2008, cursou a escola técnica (ETEC) duas vezes, mas não terminou. Fez o Vestibulinho, passou, fez eletrotécnica em 1995 e em 2007, mas também não concluiu.

No segundo Semestre Rodrigo tentará cursar História (complementação), para prestar concurso e tentar entrar numa escola municipal como professor de História.

Ele também nos contou que se sentiu honrado, e teve uma boa impressão de nossa escola.

Sua vida pessoal exige um pouco de adrenalina, seu estilo de Heavy Metal e o gostar de esportes radicais compõem essa outra vida.


Além disso, ele foi vice-presidente do centro acadêmico em 2009 na UNIFAI, e também delegado no 51º Congresso da UNE no mesmo ano em julho.



Desejamos muita sorte e sucesso para você Rodrigo. Que nossa escola o acolha muito bem e possamos aprender muito juntos. Você já causou uma boa impressão aos nossos alunos.

Entrevistadora: Luana Layla Imagens: Guilherme Nogueira

Jornada Pedagógica 2011


Com a palavra, nossa coordenadora pedagógica, Rosa Mônica Vicente:

"Nos dias dias dezessete e dezoito de março tivemos a Jornada Pedagógica. O momento em que toda a equipe de professores tem a possibilidade de rever as prioridades da escola, as necessidades dos alunos, indicadas no Projeto Pedagógico, durante o planejamento inicial do ano letivo.
Discutir também se todos os alunos têm conseguido participar das aulas e desenvolver as habilidades esperadas e propor atividades para aqueles alunos que possuem dificuldade de aprendizagem e/ ou necessidades educacionais especiais."
Imagem: google

domingo, 20 de março de 2011

Frase da semana



Nada na vida é completamente errado. Até um relógio quebrado, duas vezes ao dia está marcando a hora certa. (Paulo Coelho)

quinta-feira, 17 de março de 2011

Novo Laboratório de Informática

ImageChef.com

Todos estávamos ansiosos com a chegada das novas máquinas que iriam equipar o laboratório de informática de nossa escola.

Soubemos que a Prefeitura de São Paulo adquiriu 18.000 para troca dos equipamentos antigos de todas as EMEFs da capital.

Essas máquinas farão parte não apenas do LIE (21), mas também da secretaria (2), diretoria (1), coordenação (1), sala de professores (1), sala de reuniões (1), sala de leitura (1), sala SAP (1), totalizando 29 novos computadores. Nossa sala de SAAI não foi contemplada pois não havia sido cadastrada em 2010, uma pena.

A reação dos alunos com os novos equipamentos foi de admiração, euforia, entuasiasmo, pois a maioria não tem computadores em suas casas.

Agora deveremos fazer uma atualização geral pois o sistema operacional é diferente (seven) e o office também (2010). O design deles é bem bonito: são pretos, tela de LCD de 19 polegadas.

Fizemos alguns registros das primeiras aulas que poderão ser vistos em nosso canal no youtube, tanto da reação de alguns alunos, depoimentos e imagens de trabalhos no novo paint com as séries iniciais.

ImageChef.com

terça-feira, 15 de março de 2011

“Concurso Internacional de Redação de Carta"


Começa nesta 2ª feira, 14 de março, e vai até o dia 25 deste mês, o prazo para inscrição no 40º Concurso Internacional de Redação de Cartas promovido pela União Postal (UPU).
Destinada a estudantes da rede pública e privada de ensino, a iniciativa tem como objetivos desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita, além de viabilizar a interação dos Correios com a comunidade e a prática da responsabilidade social empresarial com foco na educação.
Neste ano, o tema do concurso é “Imagine que você é uma árvore em uma floresta. Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe porque é importante proteger as florestas”.
Para participar, os alunos têm que ter até 15 anos e se inscrever por meio das instituições de ensino nas quais estejam matriculados. Após uma seleção interna, cada escola pode inscrever no máximo duas redações, que devem conter o mínimo de 500 e máximo de 800 palavras e ser escrita de próprio punho, em forma de carta (começar por uma saudação, incluir o endereço do remetente e terminar com uma fórmula de cortesia e assinatura).
No Brasil, serão realizadas duas fases: estadual e nacional. Na estadual, serão premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios. O primeiro colocado desta fase receberá um notebook, enquanto o segundo e o terceiro colocados ganharão um aparelho de som portátil, com CD/DVD, MP3 e rádio AM/FM.
O primeiro colocado de cada Diretoria Regional irá concorrer à fase nacional. O vencedor desta etapa, além de ganhar uma TV de LED 32 polegadas, troféu e certificado, irá representar o Brasil na fase internacional em Berna, na Suíça, quando concorrer com estudantes de mais de 190 países. A cerimônia de premiação nacional acontecerá em Brasília no dia 7 de outubro, data em que se celebra o Dia Mundial dos Correios.

Mais informações, visite o site dos Correios .

Converse com seu professor escreva sua carta e concorra a prêmios.

domingo, 13 de março de 2011

Mais sobre o Grêmio

Todos já sabem que em nossa escola está havendo um processo de construção do Grêmio Estudantil desde o final do ano passado. É um processo demorado porque temos de entender que essa Entidade Representativa dos Alunos é Democrática e requer tomadas de decisões importantes, além de ter de seguir algumas regras que exigem tempo...


Não parece, mas esse processo vem exigindo sacrifícios de alguns alunos da escola. Eles estão de parabéns... Nesse processo não existem derrotados.


Vimos que as inscrições de chapas se encerraram no último dia 4/março. Houve três inscrições e, em respeito ao Edital, seus representantes já se reuniram para tratar das campanhas e eleições. Em breve sua sala de aulas receberá visitas dos representantes solicitando seu voto. Receba-os bem, leve em consideração que eles estão se dispondo a representá-los, participe buscando esclarecimentos. As eleições estão marcadas para os dias 29 e 30/março.


Vote com consciência. Nesse caso, significa votar na chapa que você considera com mais condições de representar os alunos de nossa escola; tornar-se parceira da Equipe Gestora e do Conselho de Escola; promover eventos culturais, esportivos e recreativos em nosso ambiente escolar.


Até a presente data a Comissão Pró Grêmio contou com o apoio irrestrito do Diretor Eduardo. Precisamos também do apoio dos demais Professores e Agentes Escolares. Esse exercício é muito importante para todos... Trata-se de um direito estabelecido por Leis. O mais importante é que ele fortalece a Democracia em nossa sociedade.



Um abraço,
prof.Gilberto

Frase da semana


"Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem sentir-se melhor e mais feliz."

Madre Teresa de Calcutá

sexta-feira, 11 de março de 2011

Grêmio Estudantil

A reunião do Grêmio Estudantil foi realizada no dia 10 de Março e foi dirigida pelo Professor Gilberto e os representantes das 3 chapas: Guilherme, Geyson e Samuel. E também teve a ajuda de dois membros da comissão pró Grêmio Luana e Vitor.Nessa reunião foi debatido, sobre o tipo de campanha, ideias dos alunos, eleição datas etc...
O professor Gilberto também nos apresentou um edital onde, fomos informados sobre tudo sobre o processo eleitoral e o que vai ocorrer diante ao Grêmio.

Por enquanto foram estabelecidas alguns itens como:

Os inscritos que não puderam formar chapas serão convocados para ajudar na campanha

A campanha ocorrerá entre os dias 21/03 até 25/03.

A eleição será realizada entre os dias 29 e 30 de Março

Nosso Grêmio Estudantil esta sendo formado e esperamos bons resultados

terça-feira, 8 de março de 2011

8 DE MARÇO É DIA DA MULHER












História


As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.

Frase da semana

A diferença entre o vencedor e o perdedor não é a força nem o conhecimento, mas, sim, a vontade de vencer.
(Vincent T. Lombard)

sexta-feira, 4 de março de 2011

Alerta contra a conjuntivite

Conjuntivite


Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar seqüelas.Causas A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes como poluição e o cloro de piscinas, por exemplo, e por vírus e bactérias. Neste último caso ela é contagiosa.

Sintomas

* Olhos vermelhos e lacrimejantes;
* Pálpebras inchadas;
* Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;
* Secreção;
* Coceira.

Recomendações

* Evite aglomerações ou freqüentar piscinas de academias ou clubes; ·Lave com freqüência o rosto e as mãos uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de microorganismos patogênicos; ·Não coce os olhos; ·Aumente a freqüência com que troca as toalhas do banheiro ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos;

* Troque as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise;

* Não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza. TratamentoLave os olhos e faça compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Acima de tudo, não se automedique. A indicação de qualquer remédio só pode ser feita por um médico. Alguns colírios são altamente contra-indicados porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.
Fonte: http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/291/conjuntivite

quinta-feira, 3 de março de 2011

Programação de carnaval

Estamos na época do Carnaval, uma época linda onde é só festa e alegria. A diversão é essencial para o Carnaval e daremos dicas de alguns lugares que você pode visitar junto com a familia:

CEU Parelhereiros:


Endereço: Rua José Pedro de Borba

Baile de Carnaval (Livre)

Dia: 4/3

Horário: 9h e 13h


CEU Três Lagos:

Endereço: Estrada do Barro Branco

Baile de Carnaval (Livre)

Dias: 5/3 e 6/3

Horário: 14h às 16h

Oficina de Máscara (Livre)

Dias: 7/3 e 8/3

Horário: 14h


CEU Navegantes:

Endereço: Rua Maria Moassab Barbour

Baile de Carnaval com bateria da Mocidade Independente 1º Grajaú (Livre)

Dia: 8/3

Horário: 17h


SESC Interlagos:
avenida Manuel Alves Soares, 1100
com a apresentação Histórias de Carnaval.
Dia: 07/03
Horário: 15h