sexta-feira, 7 de março de 2014

Projeto Xadrez

O Projeto Xadrez Movimento Educativo em nossa escola já teve início na semana do dia 10 de fevereiro. As turmas contam com muitos alunos, mas ainda existem vagas para os interessados.

No dia 21 de fevereiro ocorreu o Congresso Técnico de xadrez na DRE Capela do Socorro, onde os professores responsáveis pelo projeto em suas escolas, se encontraram para discutir as regras e regulamentos das competições de 2014.

A portaria que regulamenta e oficializa os jogos, já foi publicada em diário oficial com as categorias para este ano e visão geral do calendário de competição.

Venha participar conosco e reforçar a equipe de xadrez do Teodomiro que está iniciando sua jornada!

O projeto é para todos os alunos, portanto não precisa saber jogar pois são vários níveis.

Aulas:
Quartas e Quintas-feiras das 9:20 as 10:50

Terças e Quintas-feiras  das 13:25 as 14:55







Informática dos primeiros anos

 

As aulas de informática começaram a todo vapor com o entusiasmo dos alunos dos primeiros anos.
Temos muitas crianças com idade entre cinco e seis anos; são pequenos em estatura e por muitas vezes preferem fazer as aulas em pé, de tão ansiosos que ficam.




 
Tudo é novo, curioso e cada descoberta é acompanhada de um som: Ahhhhh, muito interessante trabalhar com essa faixa etária.
Apesar de alguns alunos possuírem computador em casa, temos vários casos de dificuldade de manuseio de mouse.


As primeiras atividades propostas para contribuir com a coordenação motora dos pequenos e colaborar com o desenvolvimento deles em sala de aula, foi a exploração dos recursos do Tux Paint. 
Tux paint é uma ferramenta semelhante ao Paint do Windows, só que tem muitos símbolos e sons, portanto de fácil assimilação.

Quando se clica nas cores, aparece a forma escrita das mesmas, já contribuindo também com a alfabetização dos alunos, pois muitos ingressam no primeiro ano, desconhecendo a escrita de seu nome, mas percebemos que em um mês de aulas já conseguem explorar o teclado e esboçarem suas aprendizagens de sala de aula.

Esses são mais alguns momentos das aulas de informática com as produções dos alunos: