segunda-feira, 13 de abril de 2015

1ª Reunião Crece Capela

Aconteceu nesta sexta dia 10 de abril na sala de reuniões da DRE Capela do Socorro, a primeira reunião anual do CRECE - Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola, sob mediação dos representantes regionais Edvaldo (supervisão) e Andreia (Programas Especiais). Andreia representa o seguimento dos pais uma vez que sua filha é aluna da rede municipal.

O convite foi estendido para todas as unidades educacionais para que dois conselheiros de cada uma estivesse presente para discussão de assuntos do interesse de todos e fundamentais para as escolas. A orientação é da participação de um pai ou aluno e um servidor (técnica, apoio ou professores).

A princípio foi esclarecido as funções do órgão, sua estrutura e funcionamento. A seguir a importância do fortalecimento do Conselho dentro das escolas e a legislação em vigor tanto em âmbito municipal, estadual quanto federal.

Um grande compromisso sem dúvida, é trazer e manter a participaçao efetiva dos pais e ou responsáveis pelos alunos no C.E. (conselho de escola), sendo eles inclusive a maioria no órgão. Gestão democrática é isso!

Todas as dúvidas foram sanadas com vários questionamentos, sendo que todos os participantes saíram com uma importante tarefa para o próximo encontro agendado para dia 12 de maio: que tipo de ações poderão ser feitas para um Conselho "forte e atuante"? Elaboração e apresentação do regimento do Conselho, com as normas que o regem desde sua formação até suas decisões coletivas em todos os tipos de assuntos.

Achamos essa cartilha digitalizada no acervo Paulo Freire, interessante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe neste espaço um comentário respeitoso e construtivo... ele será importante para seu crescimento e de nosso trabalho. Obrigado.