terça-feira, 14 de abril de 2015

H.Q.'s com 5ºs anos


 

Como resultado da proposta de Docencia Compartilhada, os alunos dos quintos anos estão criando suas histórias em quadrinhos com muita empolgação. Atividade integrada entre regentes (Maria Ruth, Olga e Miriam), Sala de leitura (Maria José) e Laboratório de informática (Dora).



A apresentação foi feita com um bom bate papo sobre comunicação, os vários meios, importância de se comunicar e o papel das mensagens como fator primordial do ato de comunicar. Vídeo apoio.e vídeo evolução dos meios.


A história em quadrinhos é uma excelente ferramenta pois mexe muito com o imaginário do aluno, explora sua criatividade, permite que o aluno se expresse de outras formas além da oralidade ou escrita, porque existe o componente ilustração. Mesmo não tendo muita habilidade para desenhos, a maioria dos alunos gostam de desenhar.


Estamos na fase de construção pois nosso laboratório de informática e sala de leitura ainda não foram entregues; nossa escola passa por um período de reformas. Ainda assim a parceria está ocorrendo em sala de aula com a montagem das histórias, correção de enredo, cenário, pesquisa e estudo de várias histórias em quadrinhos que já existem com observação de como são elaboradas, expressões dos personagens, construção e detalhes dos balões, onomatopeias.



Neste primeiro momento os resultados já são muito positivos pois o interesse dos alunos com suas histórias é instigador. Muitas idéias estão surgindo ao longo do projeto, tornando-o ainda mais rico. Todas as histórias serão construídas e publicadas, com os recursos do laboratório de informática e softwares como Hagaque offline, Power point, Word ou Pixton e ToonDoo on line. 

Vamos aguardar a publicação dos trabalhos e mostramos por aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe neste espaço um comentário respeitoso e construtivo... ele será importante para seu crescimento e de nosso trabalho. Obrigado.